Um Blog de histórias, desabafos e tudo o que nos der na real gana sobre uma das muitas Vilas Formosas deste país...
Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2006
Feliz 2007!!!

...é o meu voto sincero para todas os que continuam a tentar "escapar às formigas"!

 

Para quê dizer mais? É um desperdício de bytes e, neste caso, tudo o que se diga depois do "Feliz 2007", é mesmo um desperdício... 

Portanto... isso para todos.

 

Abraços,

extramodum



publicado por extramodum às 14:45
link do post | comentar | favorito

22 comentários:
De Paula Margarida a 2 de Janeiro de 2007 às 17:19
Para todos um GRANDE ANO 2007

Dei hoje com o VILA FORMOSA. Só tenho pena de não conhecer a vossa terra, mas pelo nome de Formosa deve ser linda. Também não consigo atingir isso das formigas. Gostei muito da história do Peleiro, do Burro; e perguntei a uma pessoa desses lados que me disse que conheceu um Peleiro que era coxo de uma perna, e que andava no Distrito de Portalegre a comprar as peles de animais, mas esta pessoa disse-me que esse Peleiro era de Alcanena. Será o mesmo da história? Peleiros deviam de haver muitos nesse tempo e quem trabalhava no campo usava muito essas coisas para se resguardarem dos frios. Vou começar a ler este blog sempre que o tempo livre da escola me deixar.


De Sónia Villar a 2 de Janeiro de 2007 às 20:29
A minha colega de curso Margarida deu-me o endereço deste blog, e como tenho uma moradia em Alter do Chão fiquei muito entusiasmada e, estive a explicar-lhe onde ficava a Freguesia de Chança.
Iremos passar a ser duas novas leitoras do vosso blog.
As imagens fotográficas que compõem a vossa apresentação são muito bonitas e atractivas.
Continuem a contar coisas da vossa pequena terra e a defende-la porque o Alentejo bem precisa.
Sónia Villar


De Ramalho Ortigão a 2 de Janeiro de 2007 às 22:16
Li e gostei! No entanto gostava de vos chamar à atenção para as audiências, pelo que me tenho apercebido o Blog ABELTERIUM está na mó de cima! E porquê? Sim porquê?! Porra os cibernautas que lá vão andam sequiosos de porrada, aquilo é que é fazer política! Mas ao que me parece, na Chança também têm matéria prima que pode dar que falar. Já adivinharam do que falo ou não?! Ainda não?! Ah estava a ver que não! Falo do Brejenev claro, daquele que governa a junta de freguesia com a complacência dos habitantes dessa vossa terra, mas ao que sei e tenho lido no blog concorrente, fá-lo à sua maneira, e de que maneira! Vamos lá ver se alguém pega na questão. O mote está lançado. Animem a Chança Porra, que mais poderá fazer o homenzito? Amanhã também é dia ...


De Um verdadeiro amigo a 3 de Janeiro de 2007 às 15:54
O sr Presidente Jorge ( Bresneve) é bom homem, ele não tem culpa que as pessoas não o compreendam. Um dia ele e todas as pessoas vão ver de lado está a razão. Se ele um dia fosse concorrer numa lista do PSD ou do PS ( estes partidos abririam os braços para o receber) , por verem que poderiam vir a ter um bom resultado. O mal dele (Jorge) é que ao fim de todos estes anos ainda não aprendeu quem são os seus amigos. Quando ele precisou viu quem esteve ao seu lado. Sabem quando? No ataque pela calada da noite (vesperas de eleisções) com cartas anónimas em fecho de campanha de eleiçõe para as autarquias locais, nas quais voltou a ser eleito Presidente nas listas da CDU. Nessa altura a quem é que ele se socorreu ? Foi aos amigos do PSD ou do PS?
Quem é que o defendeu publicamente em comunicados? Um dia ele reconhecerá que se deixou influenciar por aqueles que o "bajulavam", e que se aproveitaram dele para obter alguns resultados. Esses, nunca poderiam ser pessoalmente, e politicamente, com honestidade,seus amigos. São os tais amigos da "onça", ou de ocasião. O tempo é que amadurece a fruta, e embora ele, Jorge, o( Bresneve), já não seja um jovem parece que não aprendeu a lição. Mas um dia, calmamente, ou ele reconhece que esses "amigos" o andaram a usar ou então ele, Jorge, o Bresneve, usou os verdadeiros amigos que confiaram nele e abusou da confiança que nele depositaram e pior ainda, abusou daqueles que entregaram o voto na lista que ele encabeçava. Devia reflectir também, enquanto está a desempenhar o cargo político numa autarquia, neste caso proposta por uma lista da CDU, que tinha e tem o dever e a ética de não defraudar aqueles que votaram nessa lista. Tal como na vida, as pessoas devem também ser verticais e cumprir com os compromissos que assumem, mesmo com as formações politicas. Ainda que depois se venha a dizer que se é independente, mesmo quando se opta por integrar uma lista , ninguém è obrigado a aceitar. No entanto deve existir uma conduta que não precisaria de ser reconhecida por notariado, cujo cumprimento demonstra a lealdade com que se aceitou integrar esse cargo. Termino dizendo tal como uma veneranda SENHORA que excelentemente representou noutro palco da vida o seu papel ( DONA PALMIRA BASTOS) , Jorge, AS ÁRVORES MORREM DE PÉ!!!! Acrescento: DEVEM MORRER DE PÉ.


De João Candeeias a 5 de Janeiro de 2007 às 16:01
A Chança é uma terra pacata, nela não se passa nada nem se dá por passar o tempo. O Bresneve quando andou a fazer campanha pelo PSD para a câmara de Alter perdeu toda a credibilidade e não foi só agora desta última vez. Os chancenses sabem que ele é um vira casacas. Quem é que tem a lata de andar a fazer campanha por dois partidos nas mesmas eleições? Ele vai cair pelas suas próprias fraquezas até me admira como é que o pessoal da minha terra ainda votou nele desta vez. Haja vergonha. Abram os olhos, porra .


De Pechardeco a 7 de Janeiro de 2007 às 17:17
Arre porra ! Em que é que ficamos, O Galapito ou Bresneve ou o Jorge fez alguma coisa ou não fez? Quanto a mim no tempo dele se fizeram algumas coisas ele não fez mais que a sua obrigação. Ninguém e nem ele tem de andar a deitar foguetes do que fez a Junta enquanto lá estiveram. Se o fizeram era o dever dele ou doutro qualquer. Já tenho outra opinião se este presidente andou a trair os que votaram na lista onde ele ia. Então é assim: se o meteram na lista é porque confiavam nele e se ele os enganou, para não lhe chamar outra coisa mais feia, esse homem não tem categoria nenhuma. Uma pessoa só se dignifica e tem algum valor se não se vende e não atraiçoa. Por isso ele tinha o dever de cumprir para com aqueles que confiaram nele, sejam os da lista onde ele foi ou para com aqueles que votaram nessa lista. Num comentário dizem-lhe que as árvores morrer de pé. Eu digo-lhe que a árvore que ele plantou morre de CÓQUERAS ! Termino dizendo haja mais vergonha PORRA !


De PMD a 13 de Janeiro de 2007 às 19:45
Temos um momento importante para participar na construçao do futuro do nosso concelho. DIa 26, pelas 20.30h podemos todos participar na iniciativa Agenda 21 que visa construir uma visão partihada do futuro do Concelho, tendo por base uma orientaçao mais sustentável para po desenvolvimento.


De Anónimo a 16 de Janeiro de 2007 às 10:04
Realmente a Agenda 21 é um marco importante para o futuro do concelho. Sabe porque? Por isso vai permitir receber mais verbas para o concelho!

Mas o que será que as pessoas vão fazer lá nesse dia? Afianl de contas as decisões já estão todas tomadas...ou acham que o executivo da camara em principal a sra, vereadora da cultura vão aceitar sugestões???


De PMD a 17 de Janeiro de 2007 às 13:33
Não nos podemos resignar e deixar que sejam os outros a decidir por nós. Este é um momento crucial para que todos contribuam com as suas ideias e propostas. Se for feito desta forma, não existem desculpas para se ignorar a vontade popular.


De DMP a 17 de Janeiro de 2007 às 22:23
Vontade popular ? agenda 21 ? mais dinheiro para o concelho ou para a camara? são duas coisa distintas!

dia 26 é já aí ! e duvido que a maioria da população saiba da sua existência e muito menos do conteudo, mas que se poderia esperar de um concelho altamente envelhecido, em todas as suas vertentes, sem dinâmica , sem visão, sem estratégias , que esperas que esta gente vai discutir? na verdade a vontade popular já foi expressa e resultou numa determinada escolha, e essa gente escolhida já há muito deveria ter identificado os problemas, apresentado soluções, criado uma visão, ter colocado á discusão um plano estratégico, mas na verdade

( dia 26 é já aí ! e duvido que a maioria da população saiba da sua existência e muito menos do conteudo)

claramente, o comentário anteiror de que agenda 21 apenas traz mais verbas para o concelho, parece, não uma resignação, mas sim um saber, confesso também desconfiar que essas verbas irão servir para concluir financeiramente as obras existentes, e naturalmente para fazer mais umas quantas para enriquecer este já vasto parque arqueológico, bem sempre podem trazer por cá um dos exércitos de Napoleão, um pouco de cultura, ainda que envelhecidos e plenos de cultura sempre se arranja algum espaço para um pouco mais, mas meu caro, os verdadeiros problemas estão aí , identificados, mas a imaginação, a vontade , a capacidade, a verdade , nem na agenda21, e na agenda 22 será efectivamente muito tarde,

a vontade popular já foi expressa !!

o resto deveria ser profissionalismos e responsabilidade, mas .....


De stress a 18 de Janeiro de 2007 às 13:03
blá,blá,blá.......whiskas saquetas......blá,blá,blá...................whiskas saquetas


De DMP a 19 de Janeiro de 2007 às 00:12
Gato parvo!


De DMP a 29 de Janeiro de 2007 às 20:32
Caro PMD

quais as novidades da agenda 21?


De Jim a 29 de Novembro de 2007 às 07:05
Agenda 21 !
não é mais que o financiamento da Universidade Nova de Lisboa.
Cada vez verifico que as ligações das universidade ao meio civil, são claramente formas encapsuladas de financiamento das mesma, sabido que vive momentos financeiros dificieis. à boa maneira portuguesa!
porque a agenda 21 è treta ! nada tem a ver com o desenvolvimento do alentejo, mero exercicio académico. banal, superficial.
sustentado por um professor o mais velho e uns quantos recem licenciados que ostentam pequenas placas onde consta o nome e naturalmente o DR , Engº notável !!! impressionante e impressionado com tanta cultura e capacidade intelectual o pior foi o conteudo.
Bem poderia me dizer que eventualmente terá a vantagem de colocar as pessoas a falar umas com a outras, mas na sala estariam presente 35 pessoas, 0.087 % da população.

mas na verdade o alentejo necessita de um debate mais alargado, global , o seu desenvolvimento passa por um entendimento e visão regional, o concelho de Alter com menos de 5000 habitantes, à semelhança de muitos, denota a sua pequenez, o seu desenvolvimento só poderá assentar na região, passo essencial para combater de forma séria um dos problems nacionais o CENTRALISMO!!!

este até seria um tema interessante , agora agenda 21 !! que tristeza


De O Restaurador a 22 de Janeiro de 2007 às 10:40
É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa .

Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo , INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino .

Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino e por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

Nuno Faritas Lobo


De O Restaurador a 1 de Fevereiro de 2007 às 23:15
É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

* Anta dos Apóstolos (Pardais)
* Capela Real
* Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
* Convento dos Capuchos
* Convento e Igreja da Esperança
* Convento e Igreja das Chagas
* Convento e Igreja dos Agostinhos
* Estação Ferroviária de Vila Viçosa
* Estátua Equestre D. João IV
* Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
* Igreja de Nossa Senhora da Lapa
* Igreja de Nossa Senhora da Piedade
* Igreja de São Bartolomeu
* Paço Ducal de Vila Viçosa
* Pelourinho de Vila Viçosa
* Ponte Romana
* Porta do Nó ou Porta da Vila
* Porta dos Nós
* Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
* Tapada Real
* Terreiro do Paço

Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!


De Portugal país palhaço a 10 de Fevereiro de 2007 às 23:44
Porra pá! tás a deixar morrer isto, escreve uma carta!
risca o carro !! faz qualquer coisa ! anima a malta, e essa tal de Ana Maria Simão desapareceu ? não me digas que se engasgou com alguma espinha de sopa de peixe feita por um qualquer presidente? Presidente !! isto é importante , Presidente! da junta de freguesia isto é realmente importante! e de um junta como a Chança muito mais importante é !!! há dias um Presidente da junta de freguesia algures para os lados dos Algarves foi autuado por não ter respeitado um sinal , sabes o que ele fez ? bem durante a noite foi retirar o sinal e colocou mais a frente, :) como vês presidente isto é importante!!!! em particualr de um junta de freguesia como a chança, Portugal País Palhaço ,
três PPP ,
lá vem o cravadinho dizer que até simpatiza comigo,
há dias estive na Chança, nos ultimos tempos tenho indo lá pouco, mas cada vez fico mais com a ideia, que a coisa está moribunda, era sabado a tarde, um pouco de frio nem nos cafés se vê gente!! 10 anos não dou mais para que a chança se torne um ermo!! para fazer companhia ao outeiro da forca! onde em tempos enforcavam as pessoas , qualidades que se perdem....:)
sabes isto tem a ver com os politicos locais que nada fazem para inverter a situação , os centrais aparentemente querem que toda a gente vá para Lisboa, agora baseados na reestruturação do estado, ( que para mim tem mais a ver com diminuição dos encargos do estado, o que nada tem ver com os verdadeiros problemas e com a necessaria reestruturação) incentivam ainda mais o grave probelma da desertificação, não consigo perceber isto, é uma questão de equilibrio, muitas vezes sinto-me farto de viver aqui , talvez das minhas ligações de adolescência a terra, mas se um dia tive-se uma oportunidade voava directamanete para o Alentejo, mas de forma que este gajos estão a fazer as coisa , essa possibilidade esfuma-se,
desconfio que no alentejo com um pouco de imaginação consegue-se melhores condições de vida , pelo menos reuniões seriam muito menos !!!
primeiro está a hora e meia, o que permite criar um negocio virado para Lisboa a menor custo,
ah pois o problema
devem de ser as pessoas para trabalhar, por lá a qualificação é baixa e não deve de haver gente disponivel, não é,
mas se os salarios fossem bons, atractivos
isso acabaria por atrair pessoas, que achas?
decidido : negocio virado para Lisboa, menor custo de instalação,
bem o governo e as camaras bem poderiam ter um poliitica de incentivo, menos impostos , menor custo na segurança social , na criação de empresa, de seguros, de taxas etc.
um politica que permitisse pagar melhores salários,
se bem que Lisboa está a hora e meia, 160 km, o custo do combustivel, retira alguma competividade, isto se a deslocação for frequente, já com os meios de comunicação actual, essa hora e meia são apenas alguns segundos, e depois há
o espaço, a qualidade do ar, a liberdade, a natureza, um dos aspectos que acho mais interessantes, as pessoas por aqui falam da natureza, nem sabem o que é, mas falem dela como profundos conhecedores,
mas nunca sentiram o cheiro da terra molhada ,
chegam mesmos a ter posições de algum fundamentalismo,
mas nunca deram um queca no meio do feno

bem meu caro , vou ajeitar o feno

Portugal País Palhaço


De extramodum a 21 de Março de 2007 às 18:20
...não tenho tido tempo para responder, mas tenho que falar, brevemente, sobre as "Pedras musicais" que já não dão música... fazem-me lembrar o relógio (agora electrónico) que , em tempos, não dava horas...
até breve.
extramodum.


De anonymous a 17 de Abril de 2007 às 21:40
Está morto pá!!!


De Anónimo a 23 de Abril de 2007 às 17:21
Parece-me mesmo que isto por aqui anda morto....
e que tal se animássemos um bocado??
Para quem quiser saber: adivinhem só quanto custou o arranjo paisagístico do largo das piscinas? constou-me que foi uma pipa de massa tão grande que até é uma vergonha!!


De anonymuos a 14 de Maio de 2007 às 21:21
90 mil contos ? Bingo ?

450 mil euros ?

esta terra é miseravelmente rica!!!


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
29
30

31


posts recentes

Feliz 2007!!!

Há novidades no "Pró-Luz"

O debate vai longo...

É da discussão que nasce ...

... e no caos continuamos...

... no princípio era o Ca...

Gente que Escapou às Form...

Histórias de "Gente que E...

Este post é só para teste...

Novos Links sobre a Chanç...

arquivos

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Agosto 2005

Maio 2005

LINKS INTERESSANTES
blogs SAPO
subscrever feeds