Um Blog de histórias, desabafos e tudo o que nos der na real gana sobre uma das muitas Vilas Formosas deste país...
Segunda-feira, 18 de Setembro de 2006
... e no caos continuamos..

Gente que Escapou às Formigas

Capítulo Menos Dois

Ou

Fuga às Formigas – Parte 2

Capítulo II

“Longistão, Setembro de 2006.

 

Querido pai,

Desculpa só agora responder à tua carta datada do mês passado e enviada por Correio Azul, mas como sabes o “Azul” não é para todos… muito menos para as terras como a nossa, que apesar de perto, ficam cada vez mais longe…

Mas, adiante…

Dizia eu: Querido Pai, espero que esta te encontre melhor do que quando escreveste a tua carta, onde denotavas sinais evidentes do teu adiantado estado de debilidade mental!...

Passo a esclarecer, e peço-te que não me leves a mal, pois sabes que só quero o teu bem:

 

Ponto 1 – Eu NÃO sou a tua filha!: sou o teu filho! – A morada da minha irmã, ninguém a sabe, principalmente depois de teres recebido o subsídio dos borregos e a indemnização da CP e a teres repartido “irmãmente”… pela TUA FILHA!

Ponto 2 – Essa que te acompanha NÃO é a minha mãe, pois como te deverás recordar, ela faleceu há uns bons anos… e, quando me via não dizia “Oi!, tudo legal???”! , para além de não ser da minha idade…

Ponto 3 – Já te disse várias vezes que esses comprimidos azuis que teimas em tomar, NÃO são para a TENSÃO, mas para outra coisa … com a mesma entoação…

Ponto 4 – Vê se esse mal-estar do estômago de que a Dulcineide Aparecida se queixa … não será devido a … gazes…

Ponto 5 – Tu próprio sempre me disseste que “Eras ateu, graças a Deus!”, então porquê essa tua súbita e inesperada “conversão” ???

 

Meu Pai, eu sei que a nossa terra fica longe de tudo e de todos… e que, quando se quer,  podemos sempre dar a desculpa de que “É longe … e com chuva ainda pior…nestas estradas…” ou “São muitos quilómetros para fazer com este calor…” (ainda que tenhamos um carro da última geração com ABS e Ar Condicionado de origem, e GPS – opcional por mais 1000 euros)…

Sei que, quando matas um porco – que culpa terá o bicho??? – as distâncias se reduzem; sei que quando é Natal ou outro dia festivo, a meteorologia não interessa… Sei, querido Pai, que estás “à guarda” do Centro de Dia – ou Lar dos Velhos, como lhe chamas – não por opção tua mas por necessidade minha

Todas as tuas queixas, meu pai, têm, pelo menos, uma razão de ser: Interferires o menos possível com a vida daqueles a quem a deste.

 

No entanto fico preocupado quando dizes que vives no “Galapitoquistão”… mas, pai, não foste tu quem votou nele para gerir a nossa Vila Formosa? Não foste tu quem bateu palmas quando ele disse que “Ia tomar conta do Lar”? Não foram todos os que vegetam à sua volta, que permitiram a quase Galapitocracia em que vivem???

 

É que, pai, repara bem: eu vou aí muito poucas vezes; gosto de ver a minha terra bonita, com fontes iluminadas e jardins arranjados mas… És TU quem aí passa os dias e só TU poderás tomar atitudes com conhecimento de causa!!!

Sabes que essa de “emprenhar pelos ouvidos” normalmente dá mau resultado, pois quem nos “emprenha” normalmente só “passa os seus genes” e, num caso destes, talvez fosse bom um pouco de “promiscuidade”…

E não é com atitudes obscuras que se consegue algo (já lá vai o tempo – felizmente o tempo das clandestinidades e das pinturas murais já passou!!!)

Não há ninguém “intocável” – e esse Deus de que te queixas deveria saber disso, tendo em conta o seu passado…

Por isso te digo, querido pai: Estás velho, mas não estás morto! Mexe-te, como me mandaste mexer a mim quando me viste a ir abaixo! Faz ouvir a tua voz e … se precisares… LIGA À TUA FILHA! Que eu tenho mais que fazer …

 

Um beijo do

 

Teu Filho “

 



publicado por extramodum às 14:53
link do post | comentar | favorito

45 comentários:
De PM a 28 de Setembro de 2006 às 15:32
Depois de ler esta vossa novela alentejana com muita atenção, reparo que os que aqui falam, alguns com razão outro sem são aqueles que antes do galapitoquistão que chuparam a Chança até ao tutano, foram os que os pais so fizeram mal equanto puderam mandar, acabaram com tudo na chança, para que apontar o dedo so ao Galapito? Quem começou com o Centro de Dia e ao fim duns anos já eram mais a empregadas que os idosos(o que infelizmente continua), quem são as "mandantas" do Lar? Não é so o Galapito o culpado, entao esquecem a menina Pimenta, o menino Joãozinho, Costa, Dominguinhos, Sr Professor, Sopinhas, Bernardo, Candido, Chico Faria, Joaquim Esperança, Botas o Edmundo e tantos outros que em cada lugar que se metiam era so para destruir e tentar encher os bolsos. Agora para terminar a calamidade vem o Galapito que começou bem na Junta de Freguesia, mas acaba muito mal quer na Junta quer No Centro de Dia. Até esse Julio César agora fala mal, porque deixou de ser "dono" e "senhor" da Chança, qualquer um que vá morar para a nossa linda terra passados dias já é mais bem visto e manda mais do os que lá vivem a anos...... So para terminar quem faz todas esas coisas desde a 1ª Carta do Arauto, as pinturas nas paredes, o blog não dá a cara e diz o nome? Como dizem os espanhois "No tienes cojones"


De Delfos a 29 de Setembro de 2006 às 11:04
Não posso de maneira nenhuma deixar de responder a este comentário atroz!!

Gostaria de "relembrar" aqui que se não fossem alguns dos nomes que referiu no seu comentário, pura e simplesmente não existia Centro de Dia!! Mais simples do que isto é impossível.

Caro amigo...pelos visto não conhece a realidade do centro de dia...quer um conselho?? vá passar um dia no centro e veja com os seus próprios olhos como existe trabalho até de sobra...e não se esqueça que algumas das senhoras e mesmo um senhor que lá trabalham estão pelo desemprego, logo com muito menos custos para o centro! Provavelmente nunca fez higiene a um idoso ou lhe limpou a casa e lhe fez a comida...

Talvez até nem é sócio...mas digo-lhe mais EU SOU e com muito orgulho!

Gostaria que na próxima Assembleia que se realizar (não faço ideia quando) estivessem todos os blogistas presentes para manifestar as suas opiniões...se quiserem manter-se anónimos não tem problema. Ninguém precisa de saber quem é quem! Mas apareçam!!



Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
29
30

31


posts recentes

Feliz 2007!!!

Há novidades no "Pró-Luz"

O debate vai longo...

É da discussão que nasce ...

... e no caos continuamos...

... no princípio era o Ca...

Gente que Escapou às Form...

Histórias de "Gente que E...

Este post é só para teste...

Novos Links sobre a Chanç...

arquivos

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Agosto 2005

Maio 2005

LINKS INTERESSANTES
blogs SAPO
subscrever feeds