(Foto by Cravadinho - Direitos, e Tortos, Reservados)
"Ah terra desgraçada que nem Guarda tens!..."
...foi com estas palavras que, há já bastantes anos, um dos habitantes da "minha Vila Formosa" se lamentou após ter levado uma "carga de porrada" (na sequência de uma desavença no então Café Central) e não haver qualquer Autoridade que impedisse tal situação...
Falta dizer que esse indivíduo foi um dos que mais se evidenciou na "luta" para que a GNR saísse da aldeia, apregoando que "só servem p'ra passar multas..."
É sempre assim: só sentimos a falta que as coisas, ou as pessoas, nos fazem depois de as perdermos, ainda que quando as tinhamos ao nosso dispor não lhe dessemos a devida importância ou até estivessemos na disposição de prescindir delas.
Feita esta introdução, vamos ao que me levou a fazer este artigo: as festas de Verão da Chança. É que este ano, ao que parece pela primeira vez desde há muito, HOUVE LUCRO!!!
Uma "miúda" corajosa meteu mãos à obra e... FEZ OBRA! Infelizmente não pude assistir pessoalmente às Festas, mas diz quem lá esteve que a organização foi "impecável" e tudo correu bem... e deu lucro ... e ... isso não é normal... portanto, se não é normal, vamos lá repor a "normalidade" e arranjar problemas a quem fez o que devia.
Bom, sem mais demoras, o que me chateia no meio disto tudo é que parece que já começaram a levantar problemas e suspeitas sobre a pessoa que organizou o evento e já anda "toda a gente" a querer aplicar o "lucro" das festas em tudo e mais alguma coisa quando antes de se saber se ia ou não haver proveitos, poucos se importavam com o seu destino... (ver jornal "O Mensageiro" deste mês).
Não, amigos "pchardecos", não...: se antes não se importavam que não houvesse Guarda, não reclamem agora que a não há! (traduzindo:) "Se não se preocupavam com o destino dos lucros - porque não acreditavam que existissem - , não se preocupem agora e acreditem e apoiem quem faz as coisas com garra e honestidade!... é que ... ainda há pessoas assim!..."
Força Joana!!!
Os meus links